31.1.06
As aventuras nordestinas I: Ceará
* 45 horas entre Rio e Crato - e foi até tranqüilo, mais do que eu imaginava! Paradas constantes para esticar as pernas, ar condicionado... o porém é que da próxima vez não levarei uma almofada desajeitada, só a de pescoço mesmo, e um CD player é necessário quando as crianças no ônibus começam a gritar demais.
* Não peguem vôos da Ocean Air. Alex chegou depois de mim e Gustavo (!!), o que reduziu nosso tempo em "campo" a um mínimo. Pouco, muito pouco.
* Ipubi - achei um peixe. Achei outro. Mais um. E os outros, nada! hehe. Já sou fã de quebrar nódulos, mesmo com meu martelo da Barbie. Depois vieram mais fósseis: achamos peixes, plantas e coprólitos (sim, cocôs).
* Crato - o Membro, não a cidade... Insetos em abundância, peixes e plantas.
* Pterossauros só nos Museus, especialmente o de Santana do Cariri, que tem uns lindos! Fui sabatinada lá. Na verdade, foi uma puta duma aula.
* Mas que calor que faz em Juazeiro do Norte!
* Gastronomia local: refrigerante de caju, baião de dois, macaxeira e charque.
* Já disse que a Chapada do Araripe é linda? Vou cobrar o convite para acampar no Pontal da Santa Cruz.
29.1.06
Voltei! O final de semana em Recife virou quase uma semana, mas resisti bravamente e aqui estou no Rio. E me desculpem o spoiler, mas esse trecho do Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes! me divertiu sobremaneira em parte da viagem de ida (ou seja, dei a maior gargalhada no ônibus). E para quem já leu o livro, sim, a primeira coisa que fiz no computador foi colocar Dire Straits. : )
14.1.06
Auto reply
Estou indo para o Araripe! Passarei o fim de semana no busão e depois de amanhã chego lá em Crato. Tirarei muitas fotos de uma das melhores localidades fossilíferas do mundo. Torçam para que eu encontre algum pterossauro!
Depois vou passar o final de semana em Recife porque também mereço descansar! Non stop nem entre Natal e Reveillon, tá na hora... há uma probabilidade real de que eu nunca mais volte de lá.
Beijundas e se cuidem.
Taissa
12.1.06
Sou de lugar nenhum!
11.1.06
Chapada do Araripe + Recife!!
Tudo certo, passagem comprada para sábado (para amanhã estava cheio), chegaremos (eu e Gustavo) na segunda de manhã. De segunda até sexta o Alex vai colocar a gente para ralar na Chapada do Araripe. Depois, vou-me embora para Recife, invadir a casa da Sônia e fazer a Juliana me arrastar para a farra! Melhor idéia do mundo! Só isso já melhorou meu humor em zilhões de vezes.
Já está tendo pré-carnaval por lá. Olhem o que vai ter durante os escassos dias que estarei lá:
Além do Maracatu, tenho que ir para Olinda também. Nem quero saber. Preciso ver os bonecos gigantes!
Recife
Olinda
Porto de Galinhas
7.1.06
Araripe - perspectivas III
Receita da Juliana para ir pro Araripe:
*leve saco de dormir (faz frio à noite) e um bom travesseiro
*tome meio Dramin quando entrar o ônibus (16h)
*só meio para ficar semi-consciente e descer nas paradas para fazer xixi
*na parada do almoço, no dia seguinte, desça, tome um banho, e tome a outra metade do Dramin (para dormir fresca)
*acorde em Crato!
Sim, passar a viagem toda dormindo parece ser a solução.
Guabiraba disse que o calor é "magmático".
No site da Gontijo, a duração: 35 horas e 15 minutos. Adorei o detalhe dos minutos, até porque sempre atrasa (unidades de medida: horas).
Afe.
Depois de tanta enrolação, só falta eu não ir. Depois eu conto...
No Media Player: Cornershop, Brimful of Asha
5.1.06
Araripe - perspectivas II
1: Pk. Guabiraba, senhor das drogas e psitacídeos canhotos.
2: Flávio, humilhando a humilde cadeira da minha casa.
Enfim, voltemos ao Araripe... já que ninguém parece ter percebido, leiam a última frase do tópico anterior!! Fenomenal!
Mais sobre Crato, cidade onde nasceu o Padim Ciço. (!)
Fui elogiada na comunidade The Who Brasil por dizer que não posso morrer sem ver o Pete Townshend. Que divertido!
No mais, Ano Novo, cabelo novo. E terminei de passar o artigo pro inglês (já que o Alex ainda não tinha lido nem em português mesmo...). Nada como deixar o chefe feliz. Espera só ele ler, aí ele vai chorar.
Beijundas e vida longa ao Dramin!
3.1.06
Araripe - perspectivas I
Crato » distância de Fortaleza: 562 km
Situada ao pé da Chapada do Araripe, Crato é considerada a 'capital' da região do Cariri. Por muito tempo - antes do advento da Universidade do Ceará - esteve mais ligado a Pernambuco.
Entre os seus principais atrativos naturais, além da Chapada, está a Floresta Nacional do Araripe - composta de uma imensa variedade de vegetais. O artesanato local mostra trabalhos de couro, cipó, madeira, tecidos e metal, além de doces e licores de frutas tropicais.
Crato tem muitos filhos notáveis. É de lá o quase centenário Antônio Martins Filho. Coube-lhe a missão de na segunda metade do século passado, fundar a universidade Federal do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará - radicadas em Fortaleza - e a Universidade do Cariri - URCA - com sede no Crato.
Pontos turísticos
A região oferece uma enorme variedade de opções para o visitante. A melhor época para conhecer a Cascata do Sítio Rosto é entre fevereiro e junho, quando a cascata tem mais água. Para chegar lá caminha-se por cima de pedras sobre o riacho, trilhas na mata etc. A água vem de nascentes da Floresta Nacional do Araripe.
Na volta, a dica é parar no Bar Rosto, na estrada, e tomar uma cerveja bem gelada comendo um delicioso peixe frito, ouvindo música de qualidade - a trilha sonora do bar tem de Mutantes a Raul Seixas, passando por MPB e rock nacional. Lá também é possível comprar pinturas maravilhosas feitas sobre capemba de côco, de artistas da região. Às sextas-feiras o bar é point de artistas e intelectuais.
Outro local interessante para conhecer é o bar e restaurante Navegar-te. O local é pequeno, charmoso e tem uma clientela eclética. O bar dispõe de estantes com vários livros interessantes e os freqüentadores costumam aparecer lá para desfrutar de uma boa leitura. Localizado na entrada do Crato, o bar também realiza exposições de artes plásticas e de fotografia e toca música de qualidade.
Outro barzinho que tem seu charme e que merece ser visitado é O Ponto do Caldo por trás da URCA - Universidade Regional do Cariri.
O melhor sanduiche do Cariri você degusta no restaurante O Freitas, nome do lugar e do dono. O Freitas, no entanto só abre depois das 21h00. O restaurante Mirante, tem uma comida boa e uma vista panorâmica. O atendimento também é bom e o lugar agradável. Flor do Cariri também é uma boa pedida, especializado em comidas típicas.
A exposição do Crato, que acontece durante uma semana, em meados de julho (a data nunca é exata), é uma exposição de gado, materiais e equipamentos agropecuários. Mas, o que faz o sucesso mesmo são as festas e shows que acontecem na cidade durante a semana da exposição. As festas são realizadas dos clubes da cidade, como no Crato Tenis Clube, que já é tradicional, com festas e shows. No parque da exposição, são montadas dezenas de barracas que servem comidas e bebidas e atrai milhares e pessoas da região.
Todos os anos são montados bares especialmente para a ocasião, entre eles o Chá de Flor. O dono do bar, o Blandino, faz as melhores batidas da região. O nome do bar também é o nome da bebida mais conhecida que o Blandino faz - Chá de Flor, uma raizada especial. Ir ao Cariri e não conhecer o Blandino é como ir a Roma e não ir ver o papa.
Se você visitar o Crato durante a exposição, não deixe de conhecer o bar Lozetas. Lá é possível experimentar o chá do Santo Daime, só que sem o cogumelo alucinógeno.
2.1.06
Resoluções de ano novo
Ê, feliz ano novo para vocês também! :)
Lá vou eu começar mais um ano, cheia de expectativas. O que pode ser uma armadilha, porque quanto mais você espera, maior a decepção com as coisas. Por exemplo...
Não que 2005 tenha sido um ano ruim. De forma alguma - foi imensamente melhor que 2004, quando várias merdas aconteceram. Mas que foi bizarro, ah, isso foi.
Me mudar pro Rio foi a coisa mais extraordinária (no sentido de ser fora do comum) que já me aconteceu. E desencadeou a infame crise dos vinte e poucos anos, naturalmente. Estranho como que, mesmo tendo passado quase a vida toda em Beagá, o Rio me desperte tantas lembranças da minha infância. Afinal, eu vinha para cá em todo e qualquer feriado prolongado... Brincar no Leblon, na Antero de Quental, no Jardim Botânico, no apartamento do Vidigal (quando vovó morava lá)... putz. Fico tão chateada por meu irmão não compartilhar as mesmas lembranças de infância! Que será que ele vai se lembrar quando tiver a minha idade? Isso é muito estranho.
Além disso, a crise foi literalmente do tipo "Quem sou eu?". Senti que perdi minha identidade nos últimos anos. (É, leia-se isso mesmo que você entendeu.) Estou recuperando essa minha personalidade adorável aos poucos. Até a Bizz voltou a vender, para ajudar! Uêba!!
Enfim, 2006 promete ser o novo 1998! Opa, não nesse sentido, viu?!! (Se é que alguém entendeu...). No sentido de que várias bandas fodas vão tocar no Brasil! Para começar, repetindo o trio do início de 98: Rolling Stones, U2 e Oasis!! Sim sim sim, OASIS!! Quem sabe re-encontro a Mariana no show?? Além disso, ainda deve ter THE WHO. Entre outros. Então, estamos felizes com isso, e muito!
Sem mais delongas, eis minhas resoluções:
* Vou me organizar. Vou conseguir ler os artigos, analisar os materiais, escrever artigos e arrumar a dissertação. Tenho escolha?
* Não vou deixar que a lonjura deste Recreio me impeça de sair para onde eu quero! Chega de preguiça e pão-duragem. Além disso, depois da primeira volta para casa às 3 da manhã, tudo fica mais fácil.
* Eu irei nos shows que têm nessa cidade. Não apenas os supracitados, que são óbvios.
* Eu irei mais ao cinema! Tenho que pôr os filmes em dia.
* Eu farei o máximo para me lembrar de tomar um Engov antes e outro depois. Porque, afinal, tomei muita pouca cerveja esse ano!
* Eu irei me esforçar para ser mais simpática com as pessoas. E vou me conter para não dar chiliques. Em caráter de urgência.
* Vou resolver qual tatuagem fazer. Mesmo que não a faça esse ano, vou resolver o que ela vai ser.
* Só não prometo terminar O Silmarillion. Milagres, ainda não. Ou, pensando bem, quem sabe o levo na viagem pro Araripe esse mês? ; )