3.1.06

Araripe - perspectivas I

Guabiraba, você fica para amanhã. Sem falta, ok?

Crato » distância de Fortaleza: 562 km

Situada ao pé da Chapada do Araripe, Crato é considerada a 'capital' da região do Cariri. Por muito tempo - antes do advento da Universidade do Ceará - esteve mais ligado a Pernambuco.

Entre os seus principais atrativos naturais, além da Chapada, está a Floresta Nacional do Araripe - composta de uma imensa variedade de vegetais. O artesanato local mostra trabalhos de couro, cipó, madeira, tecidos e metal, além de doces e licores de frutas tropicais.

Crato tem muitos filhos notáveis. É de lá o quase centenário Antônio Martins Filho. Coube-lhe a missão de na segunda metade do século passado, fundar a universidade Federal do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará - radicadas em Fortaleza - e a Universidade do Cariri - URCA - com sede no Crato.

Pontos turísticos

A região oferece uma enorme variedade de opções para o visitante. A melhor época para conhecer a Cascata do Sítio Rosto é entre fevereiro e junho, quando a cascata tem mais água. Para chegar lá caminha-se por cima de pedras sobre o riacho, trilhas na mata etc. A água vem de nascentes da Floresta Nacional do Araripe.

Na volta, a dica é parar no Bar Rosto, na estrada, e tomar uma cerveja bem gelada comendo um delicioso peixe frito, ouvindo música de qualidade - a trilha sonora do bar tem de Mutantes a Raul Seixas, passando por MPB e rock nacional. Lá também é possível comprar pinturas maravilhosas feitas sobre capemba de côco, de artistas da região. Às sextas-feiras o bar é point de artistas e intelectuais.

Outro local interessante para conhecer é o bar e restaurante Navegar-te. O local é pequeno, charmoso e tem uma clientela eclética. O bar dispõe de estantes com vários livros interessantes e os freqüentadores costumam aparecer lá para desfrutar de uma boa leitura. Localizado na entrada do Crato, o bar também realiza exposições de artes plásticas e de fotografia e toca música de qualidade.

Outro barzinho que tem seu charme e que merece ser visitado é O Ponto do Caldo por trás da URCA - Universidade Regional do Cariri.

O melhor sanduiche do Cariri você degusta no restaurante O Freitas, nome do lugar e do dono. O Freitas, no entanto só abre depois das 21h00. O restaurante Mirante, tem uma comida boa e uma vista panorâmica. O atendimento também é bom e o lugar agradável. Flor do Cariri também é uma boa pedida, especializado em comidas típicas.

A exposição do Crato, que acontece durante uma semana, em meados de julho (a data nunca é exata), é uma exposição de gado, materiais e equipamentos agropecuários. Mas, o que faz o sucesso mesmo são as festas e shows que acontecem na cidade durante a semana da exposição. As festas são realizadas dos clubes da cidade, como no Crato Tenis Clube, que já é tradicional, com festas e shows. No parque da exposição, são montadas dezenas de barracas que servem comidas e bebidas e atrai milhares e pessoas da região.

Todos os anos são montados bares especialmente para a ocasião, entre eles o Chá de Flor. O dono do bar, o Blandino, faz as melhores batidas da região. O nome do bar também é o nome da bebida mais conhecida que o Blandino faz - Chá de Flor, uma raizada especial. Ir ao Cariri e não conhecer o Blandino é como ir a Roma e não ir ver o papa.

Se você visitar o Crato durante a exposição, não deixe de conhecer o bar Lozetas. Lá é possível experimentar o chá do Santo Daime, só que sem o cogumelo alucinógeno.

Nenhum comentário: