7.3.06

Dia do Paleontólogo

Hoje é dia do paleontólogo! Sim, esse dia existe - um dia para os orientadores ficarem de fofocas e os orientandos ficarem sem trabalhar. Além da comida de graça, claro!

Teve uma palestra muito legal sobre a vida de Stephen J. Gould. No finzinho, bastante timidamente, uma comparação do equilíbrio pontuado com o marxismo. (!!)

Meus pensamentos no ônibus, vindo para casa: Itaboraí (fomos lá hoje, zilhões de conchas fósseis), *censurado*, coisas para providenciar para o show do Oasis (já é SEMANA QUE VEM!!), título para o resumo (que tal Preliminary description of an anhanguerid pterosaur from the Romualdo Member...?), pterigóide, palatino, réplicas, Ornithocheirus, seminário da pós. Sendo que o que tomei mais tempo pensando foi o Oasis. : )

O comprovante de inscrição do DNPM ainda não chegou. Crap.

--
"De vez em quando, recebo uma carta de alguém que está em "contato" com extraterrestres. Sou convidado a "lhes fazer qualquer pergunta". E assim, com o passar dos anos, acabei preparando uma pequena lista de questões. Os extraterrestres são muito adiantados, lembrem-se. Por isso faço perguntas como: "Por favor, dê uma prova breve do último teorema de Fermat". Ou a conjectura de Goldbach. E depois tenho de explicar do que se trata, porque os extraterrestres não devem conhecer esses problemas por esses nomes. Assim, escrevo a equação simples com os expoentes. Nunca recebo resposta. Por outro lado, se pergunto coisas como "Deveríamos ser bons?", quase sempre obtenho uma resposta. Esses alienígenas sentem-se extremamente felizes em responder qualquer questão vaga, especialmente envolvendo juízos morais convencionais. Mas acerca de qualquer problema específico, em que há uma chance de descobrir se eles realmente sabem algo mais do que a maioria dos humanos, há apenas silêncio.

É um exercício estimulante pensar em perguntas que nenhum ser humano hoje em dia saberia responder, mas para as quais uma resposta correta seria imediatamente reconhecida como tal. É ainda mais desafiador formular essas perguntas em áreas que não sejam a matemática. Talvez devêssemos fazer um concurso e reunir as melhores respostas em "Dez perguntas para fazer a um alienígena.""

[Sagan, Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro.]

Nenhum comentário: