8.10.05

SIM

Essa mensagem eu escrevi como resposta a várias outras, na lista de emails da minha sala da faculdade. Mas acho que dá para entender meu ponto de vista mesmo sem ler as mensagens às quais respondo... e acho que para mim chega de discutir isso por email.

Eu não entendo ainda é como uma pessoa "de bem", que quer comprar uma arma para teoricamente protejer sua família, não vê problemas em se tornar um assassino por causa de um ladrão qualquer. Que mundo é esse onde a "justiça com as próprias mãos" não gera quaisquer tipos de dilemas morais? Continuo achando que violência não se combate com violência.

Bruno, Flávio, eu sei que quem mora em fazenda não tem polícia perto. Não faz muito tempo, meu namorado saiu com uma arma, carregada, no mato atrás de uns ladrões que roubaram uma coisa cara da fazenda onde ele mora. Não foi só pq era meu namorado que eu deixei de achar isso de uma imbecilidade ímpar. Ainda bem que não achou os ladrões! Na melhor das hipóteses, eles estariam desarmados, largavam o negócio e corriam. MAS E se eles estivessem desarmados mas fizessem algum movimento estranho, e ele atirasse? Ia matar alguém? E se eles ESTIVESSEM armados? Ia começar um tiroteio? Ótima solução, hein?!!

Marina, ainda bem que você responde por você mesma como uma criança "passiva". Bom para você! Se uma criança é tão inocente a ponto de fuchicar algo e ir brincar com uma arma, você culpa os pais por não a educarem a não fuchicar. Eu prefiro dizer que eles não deveriam ter uma arma em primeiro lugar. Ou é melhor culpar a criança por ser curiosa?

Justiça com as próprias mãos é foda! Isso te faz melhor do que o ladrão que mata alguém em um sinal? Que direito alguém tem de decidir de tirar a vida de alguém? Vindo dos mesmos que perguntam que direito eu tenho de proibí-los de comprar uma arma legalmente? Gente, o buraco é mais embaixo. O comércio de drogas também é proibido, isso fere minha liberdade, então libera tudo! Porque ser usuário é crime e ser assassino também. O fato de o ser por defesa pessoal só diminui sua pena, mas não justifica uma suposta inocência.

Sim, eu também conheço casos. Eu conheço gente cuja filha/nora morreu em um assalto. E eu conheço gente que sofreu seqüestro relâmpago, gente que se viu no meio de um tiroteio, e eu mesma já fui assaltada a mão armada. E eu também conheço gente de bem que perdeu a cabeça e atirou contra alguém. E se fosse para reagir com uma arma, não teria saído com vida. Não teria evitado uma tragédia, mas teria ocorrido uma.

Armas, para mim, só pela revolução, o que não é o caso. ; )

Nenhum comentário: